Historicamente a Educação de Jovens e Adultos vem sendo configurada no Brasil como uma modalidade de ensino direcionada a alfabetização e a elevação da escolaridade, sendo associada, também, à formação profissional. Contudo, essa forma de compreender a EJA obscurece as razões estruturais geradoras das desigualdades sociais existentes, além de servir como um meio de proliferação de falsos discursos de inclusão.
Os Fóruns de EJA existente nos estados e nas regiões brasileiras se organizam internamente de formas diferenciadas, priorizando as particularidades locais, coerentes com seus processos de formação específicos.
A videoconferência proferida pelo professor Osmar Favero (UFF) relaciona a trajetória da Educação Popular com a atuação dos fóruns de EJA, destacando os seguintes aspectos:
• Inicia sua fala questionando sobre o Direito a Educação.
• Destaca também o direito público subjetivo à educação.
• Ressalta a luta pela educação popular.
• Em 1.947 surge a primeira proposta para extensão da escolarização para aqueles que não tinham tido oportunidade de estudar na “idade” própria. Nascendo assim, a primeira grande campanha de Educação de Jovens e Adultos.
• Declara que trabalhar pela EJA não nos pode fazer perder a perspectiva que a gente tem que lidar pela educação de todos e que o analfabetismo ainda é um problema porque não existe escola para todos e nem todos tem acesso à escola.
• Sua primeira grande questão então está no fato de que a EJA não pode se restringir apenas à escolarização e que nós, educadores, não estamos sabendo trabalhar nossos projetos de EJA, pois estamos deixando de incorporar na aprendizagem a experiência de vida dos jovens e adultos.
Seu segundo ponto de questionamento está voltado para o fato de que precisamos repensar o papel da diversidade e do jovem trabalhador e rever o projeto político-pedagógico.
• Ela destaca que a educação ao longo da vida não se restringe à escolarização, pois o horizonte dela está voltada à cultura como arte, esporte e lazer.
• Finalizando diz que é necessário exigir do Estado um projeto político-pedagógico muito mais amplo e que a EJA é um componente necessário na educação brasileira.
Já a palestra, proferida pela Professora Maria Margarida Machado (UFG), destaca a formação com seus desafios e perspectivas para educadores de jovens e adultos. Questiona por parte dos educadores sobre “Qual a formação que realmente eles esperam da educação de jovens e adultos?” e o que os educadores sentem que faltam na EJA.
Aborda questões como a reconfiguração do currículo na educação de jovens e adultos. As perspectivas para organização curricular no campo da educação de jovens, trazendo elementos do EJA e a correlação com o currículo. Tanto pensa o currículo para a formação dos educadores da EJA como o currículo da EJA em geral. Discuti a relação do trabalho aliado à educação, pensando o currículo nos sistemas penitenciário, currículo e educação popular e educação no campo, levando em consideração gênero, etnia e educação sexual.
Em relação aos movimentos sociais, podemos destacar que a sua principal finalidade é analisar e discutir as múltiplas desigualdades e como e quanto elas afetem a vida da população mais pobre, principalmente no que diz respeito à falta de oportunidade e escolaridade dessa parcela da população. No entanto, é necessário avançar a fim de reivindicar uma maior mobilização do estado em propostas de políticas públicas já discutidas e enfatizadas pelos movimentos sociais.
REFERÊNCIAS
ARROYO , Miguel González . Educação de jovens - adultos : um campo de direitos e de responsabilidade pública . In : SOARES , Leôncio ; GIOVANETT , M . A .; GOMES , N . L . ( Orgs .). Diálogos em Educação de Jovens e Adultos . 2. ed . Belo Horizonte : Autêntica , 2007, p .19-50.
Entrevista com Osmar Fávero , professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense , na área de política educacional . Disponível em :< http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=45 >. Acesso em 30/09/2011.
Site Portal do Fóruns de EJA do Brasil < www . forumeja . org . br >. Acesso em 30/09/2011.
Site Portal do Fóruns de EJA do Brasil < www . forumeja . org . br >. Acesso em 30/09/2011.
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