Releitura de obras de arte.

Releitura de obras de arte.
Atividades desenvolvidas sob orientação da professora de Artes Kátia Vieira da Silva para apresentação na "Semana Cultural" realizada na E.E.E.F.M. Bernardo Horta. Reler uma obra é bem diferente de reproduzi-la, é necessário interpretar o que se vê e exercitar a criatividade. O importante é criar algo novo e que mantenha um elo com a fonte que serviu de inspiração. Na releitura de uma pintura podemos utilizar formas de expressão artítistica como desenho, fotografias, escultura ou colagem...

sábado, 15 de outubro de 2011

MOVIMENTO SOCIAL DOS FÓRUNS DE EJA


Historicamente a Educação de Jovens e Adultos vem sendo configurada no Brasil como uma modalidade de ensino direcionada a alfabetização e a elevação da escolaridade, sendo associada, também, à formação profissional. Contudo, essa forma de compreender a EJA obscurece as razões estruturais geradoras das desigualdades sociais existentes, além de servir como um meio de proliferação de falsos discursos de inclusão.
Os Fóruns de EJA existente nos estados e nas regiões brasileiras se organizam internamente de formas diferenciadas, priorizando as particularidades locais, coerentes com seus processos de formação específicos.
A videoconferência proferida pelo professor Osmar Favero (UFF) relaciona a trajetória da Educação Popular com a atuação dos fóruns de EJA, destacando os seguintes aspectos:
• Inicia sua fala questionando sobre o Direito a Educação.
• Destaca também o direito público subjetivo à educação.
• Ressalta a luta pela educação popular.
• Em 1.947 surge a primeira proposta para extensão da escolarização para aqueles que não tinham tido oportunidade de estudar na “idade” própria. Nascendo assim, a primeira grande campanha de Educação de Jovens e Adultos.
• Declara que trabalhar pela EJA não nos pode fazer perder a perspectiva que a gente tem que lidar pela educação de todos e que o analfabetismo ainda é um problema porque não existe escola para todos e nem todos tem acesso à escola.
• Sua primeira grande questão então está no fato de que a EJA não pode se restringir apenas à escolarização e que nós, educadores, não estamos sabendo trabalhar nossos projetos de EJA, pois estamos deixando de incorporar na aprendizagem a experiência de vida dos jovens e adultos.
 Seu segundo ponto de questionamento está voltado para o fato de que precisamos repensar o papel da diversidade e do jovem trabalhador e rever o projeto político-pedagógico.
• Ela destaca que a educação ao longo da vida não se restringe à escolarização, pois o horizonte dela está voltada à cultura como arte, esporte e lazer.
• Finalizando diz que é necessário exigir do Estado um projeto político-pedagógico muito mais amplo e que a EJA é um componente necessário na educação brasileira.
Já a palestra, proferida pela Professora Maria Margarida Machado (UFG), destaca a formação com seus desafios e perspectivas para educadores de jovens e adultos. Questiona por parte dos educadores sobre “Qual a formação que realmente eles esperam da educação de jovens e adultos?” e o que os educadores sentem que faltam na EJA.
Aborda questões como a reconfiguração do currículo na educação de jovens e adultos. As perspectivas para organização curricular no campo da educação de jovens, trazendo elementos do EJA e a correlação com o currículo. Tanto pensa o currículo para a formação dos educadores da EJA como o currículo da EJA em geral. Discuti a relação do trabalho aliado à educação, pensando o currículo nos sistemas penitenciário, currículo e educação popular e educação no campo, levando em consideração gênero, etnia e educação sexual.
Em relação aos movimentos sociais, podemos destacar que a sua principal finalidade é analisar e discutir as múltiplas desigualdades e como e quanto elas afetem a vida da população mais pobre, principalmente no que diz respeito à falta de oportunidade e escolaridade dessa parcela da população. No entanto, é necessário avançar a fim de reivindicar uma maior mobilização do estado em propostas de políticas públicas já discutidas e enfatizadas pelos movimentos sociais.

REFERÊNCIAS

ARROYO , Miguel González . Educação de jovens - adultos : um campo de direitos e de responsabilidade pública . In : SOARES , Leôncio ; GIOVANETT , M . A .; GOMES , N . L . ( Orgs .). Diálogos em Educação de Jovens e Adultos . 2. ed . Belo Horizonte : Autêntica , 2007, p .19-50.

Entrevista com Osmar Fávero , professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense , na área de política educacional . Disponível em :< http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=45 >. Acesso em 30/09/2011.

Site Portal do Fóruns de EJA do Brasil < www . forumeja . org . br >. Acesso em 30/09/2011. 





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